Passar para o Conteúdo Principal Top

Casa Cultura de Paião - OP Sul

Âmbito

Proposta de âmbito geral

Freguesia

Paião

Proponente

Sandra Isabel Simões Fernandes

Data Submissão:

31-07-2017

Estado Execução

Em Execução

Paião é uma freguesia rica em história e património. Como símbolos desta riqueza e cultura, destacam-se a Igreja Paroquial, o Convento de Seiça e a Capela de Seiça, numa terra que também é conhecida pela “Terra dos Alfaiates” devido à abundância de artífices desta arte em outros tempos.

Mas a Freguesia é muito mais. Para divulgar as memórias coletivas da paróquia e das suas gentes, surgiu por parte de um grupo de cidadãos da freguesia a ideia do projeto “Casa da Cultura de Paião”, onde estarão preservadas as tradições, as artes, a história e o património desta freguesia.


Situada na Vila de Paião, a “Casa da Cultura de Paião” será implementada em terreno público e construída numa edificação modular, com arquitetura moderna construção sendo que a previsão da sua construção será cerca de quatro meses.

A “Casa da Cultura de Paião” será um espaço para todos os fregueses Paionenses, bem como para todos os que queiram descobrir a riqueza e diversidade da nossa cultura.
Neste espaço existirão exposições permanentes e temporárias, abordando diferentes temáticas, mas sempre com elos de ligação à nossa freguesia.
Este projeto será uma mais valia para a freguesia que não dispõe de salas para formações e reuniões.

Pretende ser também um espaço dinamizador para atividades lúdicas e culturais desenvolvidas pelo grupo sénior da freguesia e ao mesmo tempo ser um espaço de apoio ao estudo dos jovens, podendo estes recorrer à biblioteca e plataformas informáticas aí existentes.

Neste novo espaço iremos poder assistir a atividades culturais como pequenos grupos de música e de teatro.