Passar para o Conteúdo Principal Top

Caminho Matas e Moleiros - Criação e marcação de percurso pedestre - OP Norte

Âmbito

Proposta de âmbito geral

Freguesia

Ferreira-a-Nova

Proponente

Adriana Sofia da Silva Loureiro

Data Submissão:

31-07-2017

O “Caminho Matas e Moleiros” é um percurso pedestre que tem como objetivo dar a conhecer à população em geral a paisagem da Gândara e os elementos que a compõem, por forma a melhor preservar os ecossistemas, patrimónios e memórias histórico-culturais que constituem os territórios das freguesias de Ferreira-a-Nova e dos Moinhos da Gândara, no Norte do município da Figueira da Foz.


A marcação deste percurso tem por base antigos caminhos que em tempos passados, nomeadamente desde princípios do século XIX, serviam de acesso a moinhos de água e vento e a terrenos de pastagem e de cultivo, por parte das populações locais (e.g. moleiros). Com o passar dos tempos estes trilhos foram sendo esquecidos e abandonados, consequência da evolução histórica recente da sociedade que levou ao progressivo abandono das atividades económicas e de subsistência que lhe estavam associados (e.g. moagem de cereais, fabricação de farinha, agricultura e pastorícia).


Os elementos estruturantes e aglutinadores do traçado proposto para este percurso na Gândara são: i) os cursos de água, nomeadamente a “Vala da Veia” e suas derivações, e.g. “Vala dos Moinhos” e “Vala das Três Azenhas” (estas valas são pequenos cursos que levavam a água até aos moinhos fazendo trabalhar os seus engenhos/mós); ii) o património construído associado à água utilizado para o desenvolvimento de atividades humanas tradicionais, e.g. moinhos de água e lavadouros; iii) as matas, pinhais e arvoredos em terrenos arenosos, e.g. a Mata Nacional de Fôja constituída principalmente pela espécie pinheiro bravo; e iv) os arrozais, nomeadamente os arrozais da Quinta de Fôja, um dos principais produtores de Arroz do Baixo Mondego.
É com base neste referencial que se propõe a criação e a marcação deste percurso pedestre que se pretende que constitua uma infraestrutura importante para a redescoberta, revitalização, recuperação patrimonial das freguesias de Ferreira-a-Nova e dos Moinhos da Gândara. Este percurso pode contribuir assim, para a valorização do território e identidade das gentes da Gândara, dos seus recursos endógenos e da sua economia local, promovendo o desenvolvimento sustentável destas freguesias de cariz rural do concelho da Figueira da Foz.


O percurso proposto “Caminho Matas e Moleiros” é um percurso circular (mapa do percurso no documento em anexo) que tem na sua versão curta cerca de 13 Km de extensão e na sua versão longa cerca de 15 Km. Ao longo do caminho está proposta a colocação de painéis informativos junto de pontos de interesse atravessados e avistados e a definição ou criação de áreas de descanso principais (total de 6 áreas no percurso curto e 7 no percurso longo) e 2 áreas de descanso secundárias (mapa e orçamento em anexo). Estas últimas não são atravessadas diretamente pelo traçado do percurso, mas, dada a dinâmica dos dois espaços e frequência elevada de utilização já estabelecida pela população residente das duas freguesias, propõem-se a sinalização de acesso ao percurso a partir destes dois pontos. De referir também que esta proposta de traçado é uma sugestão dos proponentes definida com base nas normas estabelecidas no Regulamento de Homologação de Percursos Pedestres da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, podendo sempre ser alterada em função de alternativas mais adequadas.


A proposta de percurso pedestre “Caminho Matas e Moleiros” pretende ainda, por um lado, integrar a rede de percursos pedestres do concelho da Figueira da Foz e, por outro lado, o registo e homologação do mesmo percurso pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (http://www.fcmportugal.com/Percursos.aspx).