Passar para o Conteúdo Principal Top

Rota das Fontes de Maiorca foi ontem inaugurada

A Rota das Fontes de Maiorca, um percurso constituído por 5,5 quilómetros e por sete fontes, que tem como objetivo ligar a vila de Maiorca ao lugar de Sanfins, através das suas fontes e serras, foi ontem, no dia Mundial da Água, inaugurada.

Com início em Maiorca, passando pela Mãe de Água, Caminho Real, Serra de S. Bento, Serra de Castros, Casal Benzedor e terminando em Sanfins de Baixo, o projeto, que tem como autor António Varela, foi vencedor do Orçamento Participativo Geral do Município da Figueira da Foz, no ano de 2019.

António Varela explicou que o projeto foi fruto do "melhor conhecimento" que tem vindo a ganhar pela terra e do querer tornar visitáveis as fontes que, até ao momento, se encontravam em "estado de ruína". 

Também o apoio prestado pelos serviços técnicos da autarquia não ficou esquecido para o autor da Rota das Fontes. "Os técnicos sentiram este projeto tanto quanto eu e tiveram, em cada visita, a ideia e a vontade de o melhorar ainda mais", reforçou o vencedor do projeto.

Já o presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Carlos Monteiro, atestou o trabalho de todos os envolvidos e afirmou que se trata de um projeto "fundamental para quem vive na freguesia mas também para o turismo", em especial após a fase pandémica que nos encontramos a atravessar.

"As fontes estavam abandonadas, não eram usadas e em boa hora a Câmara lançou o Orçamento Participativo para envolver todos os cidadãos nas decisões do concelho", reforçou o autarca.

Por sua vez, o presidente daquela Junta de Freguesia, Rui Ferreira, referiu tratar-se de "um espaço onde somos rodeados pela natureza e pela vontade de crescer", onde é possível "sentir a força de um povo".

Também o presidente da Assembleia Municipal da Figueira da Foz, José Duarte Pereira e a deputada da Assembleia da República Portuguesa, Raquel Ferreira, afirmaram tratar-se de uma "presença forte do associativismo" e da "preservação de um percurso no meio do coração da natureza", respetivamente. 

22 Mar '21

Documentos